Foi preciso procurar as chaves da paciência para escrever hoje!

 

facebook.com/SportingClubePortugal

    Eu nem tenho vontade de falar do jogo, é que não vale a pena. Para análises sobre o futebol jogado, transações defensivas e ofensivas, bolas paradas, troca deste por aquele. Esqueçam isso agora.

    Eu quero falar do pós-jogo. Nesse momento ouvi o Adán dizer que é uma questão de eficácia. Deve estar a falar da defesa, é que são 8 golos sofridos, OITO. Quando em 20/21 sofremos 20 golos, e em 21/22 sofremos 23. Significa um aumento de 15%, como se fossem números a explicar o futebol, mas eu vou apostar neles. Esta época seguindo a mesma métrica poderíamos subir para 27 no limite. Com estas contas, apenas podemos sofrer mais 19 golos nos próximos 30 jogos, 0,6 por jogo. 

    No ataque, na época de 20/21 marcámos 65 golos. No ano passado, 21/22 faturámos por 73 vezes, que traduz um aumento de 12%. Eu sei que são só números, mas este ano poderíamos subir para 82 golos marcados. E com estas contas, devemos marcar nos próximos 30 jogos precisamos marcar 2,5. para repetir o ano anterior,  2,23 e analisando o ano do titulo 1,96.  

    Claro que eu devia fazer a média para tentar ser mais claro. Mas agora vamos aos pontos. Temos neste momento 4 pontos, e com 30 jogos para jogar, podemos chegar aos 94. Se o mister Amorim repetir a façanha dos últimos 2 anos, 85, precisamos de mais 81, o que dá uma margem de 9 pontos. Estamos no lugar 14º da tabela e possíveis 8 pontos de distancia. Em campeonatos que 85 nem sempre dá para ser campeão.  

    E voltando ao pós-jogo, quando o nosso mister perde tanto tempo a responder a um ex-jogador, e não a explicar de forma clara o que se passa lá dentro. 

    Ao dia 28 de Agosto, falta um lateral esquerdo titular, faltam dois médios, que os que temos são apenas mais dois e todos os outros são sub20 ou sub19, aliás, até o grego que poderá chegar é sub20. Falta um avançado a esta equipa, alguém que saiba marcar golos. Alguém explica? 

    E agora antes do jogo, quando o mister Amorim falou sobre Pote, longe de mim pensar que o ia colocar a meio campo. Ele explicou por A+B que o número 28 vale 20 golos, e então baixou a posição no campo. E depois dizemos, Se?. Se?. 

    Como é que esta equipa é tão desequilibrada? Como é o Coates é a solução quando estamos a perder, pelo terceiro ano? Como é que nos faltam, claramente, jogadores e ninguém fala sobre isso? Como é que o mister fala sobre planeamento, e que pode perder mais três vezes seguidas, e nada muda? Onde anda o presidente Varandas? O Hugo Viana? Está na hora de se proteger o grupo, dar a cara e explicar onde andam os 113 ou 119 milhões das vendas. 

    Isto cheira a 2012/2013, e os sportinguistas merecem respostas, principalmente sobre a maneira que a equipa foi montada e como não havia nada preparado para falhas. Hoje é dia 28 de Agosto, e estamos afastados do título. Ou vamos ter muita sorte, ou muito para explicar.

    Alguém que fale, nem que seja pelo Record.

SL

Comentários