Vamos viajar 10 anos? O nossos treinadores da época 2011/12 até agora

    Em semana de clássico, vamos relaxar e viajar pelos últimos dez anos. Desafio todos a olhar para as caras, e fica já o agradecimento ao Zerozero que foi de onde recolhi todas as imagens e algumas informações para ajuda a memória.

Época 11/12 

Domingos Paciência, que vinha de dois anos fantásticos com o Braga, em que lutou pelo campeonato num ano e foi finalista vencido na Liga Europa no ano seguinte. Continuo a achar, e escrevi que o despedimento foi repentino, mas vendo o percurso depois, talvez o presidente Godinho Lopes tenha acertado. Foi uma desilusão muito grande. 

Sá Pinto, foi o escolhido para substituto e levou-nos a sonhar alto. Eliminámos o City de Aguero, Dzeko, David Silva ou Yaya Touré. Equipa até ao limite nas meias finais da Liga Europa em que fomos eliminados pelo Atletic de Bilbao. Fechou a época de forma amarga ao perder a Taça de Portugal contra a Académica. 

Época 12/13

O pior ano que me lembro para ser do Sporting, futebolisticamente falando. Terminámos no 7º lugar.  

Arrancou a época com Sá Pinto, com uma equipa absolutamente horrível, futebol mau, e no final de Outubro de 2012 o mister foi embora.

Oceano Cruz, foi responsável pela equipa num empate contra a Académica ficando a trabalhar com o treinador seguinte. 

Franky Vercauteren, o último grande devaneio do engenheiro Godinho Lopes. Não consigo explicar de onde apareceu este mister, e na altura escrevi que sendo um treinador estrangeiro, poderia fazer qualquer coisa. Fez coisa nenhuma e em dois meses deixou a equipa em 12º lugar, um ponto acima da linha água.

Jesualdo Ferreira, veio salvar a época dentro do possível. Deu uma limpeza na equipa, e terminou com a equipa cheio de miúdos da fantástica equipa B desse ano. Infelizmente alguns desses miúdos fizeram birras, mas um ainda foi recuperado pelo atual presidente Varandas. Tive pena da sua saída mas não fazia parte do futuro, já com o presidente Bruno de Carvalho.

Época 13/14

Leonardo Jardim, finalmente uma época completa com o mesmo timoneiro. O madeirense foi fantástico, puxou tanto pelo Maurício, como Montero ou Slimani, tal como teve de aturar o Gerson Magrão. Terminámos em 2º lugar, e foi uma época muito positiva. O mister transferiu-se para o Mónaco no final da temporada.

Época 14/15

Marco Silva, o treinador sensação do Estoril nas épocas anteriores. Na altura, fui demasiado injusto com ele. Aquela recuperação com 10 jogadores, no Jamor, contra o Braga e a perder 0-2 fica no nosso coração. Mas também não nos esquecemos do empate com o Maribor, e ver o Naby Sarr a titular na Liga dos Campeões. Ainda li na altura algo como "a distrital jogou na Champions". Mas esta época fica marcada pela bomba do Natal, do José Eduardo, a criticar o treinador Marco Silva, dando a entender que o mister iria sair do clube. Dizem alguns que o português terá sido mesmo demitido mas com a pressão dos sportinguistas acaba completar a temporada. Foi um momento que mexeu muito com a época, e eu também terei sido levado na onda, mas ainda hoje acho que o Marco empatou jogos a mais. No entanto, desde Boloni, fez mais pontos com 34 jornadas. Após o festejo da Taça de Portugal saiu do Sporting. 

Época 15/16

Rebenta a bomba, e chega Jorge Jesus ao Sporting. Todos acreditámos que era agora, iria existir luta até ao fim, e arranca a época com a conquista da Supertaça Mas em Setembro Carrillo ficou logo afastado porque não renovou, e apesar de termos as condições todas e com 7 pontos de avanço, tanto Jorge Jesus como Bruno de Carvalho, fizeram um trabalho muito mais eficiente do que a Susana Torres. Deram todas as vitaminas ao rival de Lisboa. Nós terminámos em casa, e eles com o tricampeonato no bolso, no ano em que fizemos mais pontos de sempre, mas menos dois que o primeiro lugar.

Época 16/17

Quem leu o livro do Bruno de Carvalho, fica com a sensação que o Jorge Jesus não devia ter recomeçado a época, mas quem não leu, acredita que após uma época tão boa, era agora que iriamos vencer. Chegámos a Dezembro arrumados de tudo. E ainda tivemos de ver o Markovic de leão rampante. 

Época 17/18

Terceiro ano de Jorge Jesus, e vencemos a Taça da Liga. Mas mais uma época dececionante, e que termina com conversas de facebook, um presidente a escrever na sua página como eu faço no blog, jogadores revoltados, e tudo isto termina com uma invasão de membros da claque na academia. Que vergonha. 

Época 18/19

Com as confusões, e a destituição de Bruno de Carvalho, Sousa Cintra em missão de gestão até novas eleições, escolheu José Peseiro. Já se lembram? Já riram riram tudo? Foi mais ou menos isso que estão a imaginar. 

Após maus resultados, foi Tiago Fernandes a segurar a equipa, e em três jogos faturou duas vitórias e uma empate diante do Arsenal no Emirates. 

Chega Keizer, já escolhido pelo novo presidente Varandas e o seu homem do futebol Hugo Viana. O holandês, agora em 2022 neerlandês, fez-nos acreditar um bocadinho que era possível ser feliz. Terminámos o ano a vencer a Taça da Liga e a Taça de Portugal, nos penaltis. 

Época 19/20

Começa Keizer, e na supertaça levamos 5 golos do Benfica. O presidente Varandas no final desse jogo diz algo como estar triste mas não preocupado, e no fecho de mercado chega o Fernando (nunca jogou), Bolasie e Jesé. Tentem não rir muito. O que é certo, é que no primeiro jogo de Setembro já tínhamos outro mister. 

Leonel Pontes, apenas posso dizer que o melhor momento foi o vídeo que o Sporting fez no seu primeiro diz de trabalho. Creio que foi uma apostas para imitar o que rival de Lisboa fez com Bruno Lage. Não desviado, foi um tiro mesmo muito ao lado. 

Jorge Silas, apresentado com um discurso do presidente Varanda, que viu o este treinador a festejar vitórias do Sporting. Na altura muitos Sportinguistas, incluído eu, acharam que poderia correr bem. Mas foi mais um pequeno desastre, com uma eliminação na Taça contra o Alverca. Silas queixou-se de falta de apoio e eu de falta de futebol.

Rúben Amorim, tinha arrancado no Braga com vitórias contra Porto, Benfica e Sporting, e uma Taça da Liga no bolso. Dez milhões, aposta total de varandas. Amorim faz um jogo contra o Aves, vence e vírus Covid19 que suspende a época. No seu regresso, a equipa estava com muito fulgor, e perde 3º lugar na última jornada. 

Época 20/21

Rúben Amorim, arranca a época cheio de casos de Covid19, eliminados da Europa pelo Lask Linz em casa com uma goleada. Mas e depois? Na sua apresentação perguntou o seguinte:

- "E se corre bem?"

Fomos Campeões Nacionais, e uma Taça da Liga bolso. 

Época 21/22

Hoje é dia 8 de Fevereiro, e já com a Supertaça e Taça da Liga no bolso. Passámos pela segunda vez na história aos oitavos da Liga dos Campeões, na 5ª jornada, e vamos enfrentar o Porto na meias finais da Taça de Portugal. No campeonato, estamos a 6 pontos do primeiro lugar, o Porto, e esta seman vamos ao Dragão.

Creio que aconteça o que acontecer na sexta-feira, e depois desta viagem, estamos bem.

SL  








Comentários